quarta-feira, 20 de maio de 2015

10.º CPPV na Comunicação Social - 06.maio.2015

"O Pianista" Apadrinhou o X Concurso de Piano

Jornal A Voz da Póvoa
Quarta-feira 06.05.2015 (versão impressa, pág. 11)

O Auditório Municipal da Póvoa de Varzim acolheu o X Concurso de Piano da Escola de Música da Póvoa de Varzim, que contou com candidatos de vários pontos do País. A anteceder a competição, no sábado de manhã, a Escola de Música recebeu uma escultura, intitulada "O Pianista". Trata-se de uma estatueta concebida e oferecida por Afonso Pinhão Fer­reira, presidente da Assembleia Mu­nicipal. Uma réplica da escultura, em tamanho mais pequeno, passará a ser o prémio a entregar ao vencedor da Melhor Interpretação da Peça Portuguesa.
"O Pianista" é fruto de sete meses de conceção, explicou Afonso Pi­nhão Ferreira, e foi inspirado em Bru­no Trocado, professor da Escola de Música: "o Luís Amaro e o Bruno Tro­cado apareceram-me na clínica para saber se podíamos patrocinar o evento. Foi então que resolvi fazer uma escultura como prémio a dar anualmente à melhor interpretação de piano. Fiz uma escultura grande, que ofereci à Escola de Música, e depois na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto foi possível fazer a mesma em ponto mais pe­queno".
E prosseguiu: "esta escultura representa o pianista da Póvoa. O pia­nista sem piano pretende valorizar o homem perante o instrumento. E consegui que o movimento das mãos, do corpo e as expressões fos­sem caraterísticos de um pianista. Espero que gostem".
Luís Diamantino, vereador da Educação e responsável máximo pela Escola de Música da Póvoa de Varzim, destacou o trabalho feito ao longo das últimas duas décadas, com reflexo no crescimento da Ban­da de Música: "há 20 anos, quando chegamos à Câmara, a Banda de Música tinha 35 elementos, de fora do município. Eram pessoas de uma certa idade, que íamos buscar a ou­tras bandas e a quem pagávamos para tocar na nossa banda. Agora, com os incentivos da autarquia, a Banda tem 65 elementos, jovens com formação e alunos da Escola de Música. O maestro regente também é professor da Escola de Música e da direção pedagógica, e o presidente da direção já foi aluno da Escola de Música. É de facto um viveiro que temos aproveitado e um exemplo acabado daquilo que pode ser a ação cultural no município".