quarta-feira, 3 de maio de 2017

XII CPPV na Comunicação Social - 3.maio.2017

Poveiros distinguidos em concurso nacional de piano

Realizou-se, no dia 1 de maio, o concerto dos vencedores do 1.º prémio das diferentes categorias do XII Concurso de Piano da Póvoa de Varzim, onde competiram músicos de todo o país. Após o espetáculo, houve lugar à entrega dos troféus. Aos poveiros Afonso Amorim e Tiago Rosa foram atribuídos o 2.º e 3.º prémios, respetivamente, na categoria B, ou seja, até aos 10 anos de idade. Na categoria D, referente a concorrentes até aos 16 anos, o também poveiro Luís Stingl ficou em 3.º lugar.

O evento, organizado pelo Grupo de Piano da Associação Pró-Música/Escola de Música da Póvoa de Varzim (EMPV), decorreu de 29 de abril a 1 de maio, no Auditório Municipal, numa iniciativa que faz parte do 14.º Fórum de Formação e Opções Profissionais. Durante três dias, jovens pianistas de todo o território nacional cumpriram provas eliminatórias e provas únicas, em busca do 1.º prémio das categorias A a F,  isto é, dos 8 aos 24 anos.
Afonso Amorim terminou no 2.º lugar ex-aequo e Tiago Rosa ficou então em 3.º. Ambos são alunos da EMPV. Luís Stingl, o outro vencedor natural da Póvoa, que não estuda nesta escola, ficou então no 3.º lugar ex-aequo.
Luís Amaro Oliveira, da direção pedagógica da EMPV, abriu a gala com palavras de agradecimento aos jovens, pais, professores, aos restantes membros diretivos da escola e aos patrocinadores. Luís Amara regozijou-se com a dimensão que o concurso alcançou ao longo dos anos e destacou o facto de "faltarem apenas seis alunos para chegarmos às quatro centenas que já passaram pelo concurso de piano".
Antecipando o concerto que se seguiu e a dedicação dos estudantes coloca  no ofício do seu dia a dia, o dirigente vincou que aquela era uma "oportunidade de ouvir a excelência das interpretações por parte de um grupo de jovens que se dedicam ao estudo solitário do culto e precisão física e intelectual que é a arte da música".
O Concurso de Piano tem como missão a promoção do mérito artístico e da música enquanto realidade profissional futura e concreta, bem como a divulgação dos compositores portugueses e a afirmação da Póvoa de Varzim como cidade de particular tradição cultural.

Notícia disponível In: MAIS/Semanário, edição impressa de 3.5.2017