quinta-feira, 10 de maio de 2018

XIII CPPV na Comunicação Social - 2.maio.2018

Póvoa de Varzim distingue os melhores jovens pianistas

Foram, no domingo, distinguidas as crianças e jovens que mais se destacaram entre meia centena de participantes, no XIII Concurso de Piano da Póvoa de Varzim, promovido pela Escola de Música.

O concurso decorreu entre os dias 27 e 29 de abril, no Auditório Municipal, encerrando com o Concerto dos Laureados e entrega dos respetivos troféus. O júri foi constituído pelos professores Sofia Lourenço, Fausto Neves, Luís Pipa e Sergei Covalenco.
Luís Amaro, da direção da Escola de Música da Póvoa de Varzim e membro da organização, salientou os "recitais de excelência e criativas interpretações", proporcionadas num concurso "onde se tocou com paixão, coragem e a adrenalina normal de todos aqueles que enfrentam o palco".

Depois de deixar um agradecimento especial aos pais, professores e patrocinadores, recuperou os últimos "13 anos de atividade cultural em prol dos jovens músicos, alguns deles já com carreira estabelecida na área e distinguidos com prémios a nível nacional".
Por fim, facultou alguns dados que demonstram o sucesso da efeméride: "em 2018, passamos a fasquia de 500 participantes em todas as edições do concurso de piano e em todas as categorias".

Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara e presidente da Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim, elogiou os jovens que todos os anos "respondem e correspondem à chamada", e o júri, que "é sempre o mesmo todos os anos e que procura sobressair o que de melhor há nos artistas".
Nesta escola, conclui, "nós preocupamo-nos com a qualidade do trabalho mas também - e principalmente - queremos que esse trabalho contribua para a felicidade das nossas crianças e jovens".

LISTA DE VENCEDORES

Categoria A (até aos 8 anos)
1º PRÉMIO — Clara Lourosa Pires de Lima

Categoria B (até aos 10 anos)
1º PRÉMIO — Leonor Claro Teixeira

Categoria C (até aos 13 anos)
2º PRÉMIO (ex-aequo) — Alexandre Coutinho Silva; Eduardo Luís Santos Loureiro (aluno da EMPV) e Gil Rocha Oliveira

Categoria D (até aos 16 anos)
1º PRÉMIO — Duarte Ricardo Martins Soares

Categoria E (até aos 19 anos)
1º PRÉMIO — Leonor Mourinho Moisés

Categoria F (até aos 24 anos)
2º PRÉMIO (ex-aequo) — Francisco de Oliveira Guedes Seabra e Manuel Lopes Morais

Melhor Interpretação Peça Portuguesa

Francisco de Oliveira Guedes Seabra

Notícia disponível In: MAIS/Semanário/Atualidade, edição impressa de 2.5.2018